extra-img

VARIEDADES

VARIEDADES

NOSSAS ESCOLHAS

26/01/2014 14:21
 
Desde a descoberta do fogo o ser humano se esmera na manipulação de materiais no afã de criar novas ferramentas para facilitar seu dia a dia , e possibilitar o crescimento e desenvolvimento ...No entanto estas mesmas ferramentas como tudo que o homem cria ou usa sofre de uma ambigüidade que é inerente ao ser humano ,ou seja a mesma ferramenta que constrói é usada para destruir ...até mesmo as ferramentas cujo único propósito é destruir como as armas, pode ser usada como fator de coação para manter a paz e impedir homens cruéis e sem honra de destruir seus semelhantes..E assim acontece com a mais nova e sensacional ferramenta criada... a INTERNET e suas redes socias...que pode ser usada para o bem ou para o mal...esta decisão cabe a cada um...esta decisão inclusive tem sido utilizada por departamentos de recursos humanos para decidir se contratam ou não uma pessoa para determinado cargo..pessoas usam nosso perfil e o que postamos ou compartilhamos,o que curtimos ou comentamos para fazer julgamento de valores e caráter..afinal somos o que fazemos e pensamos...portanto devemos ter cuidado ao utilizar esta ferramenta, disse B.P. fundador do movimento escoteiro que ..."NÃO EXISTE ENSINAMENTO QUE SE COMPARE AO EXEMPLO" portanto escoteiros nas redes sociais ainda sois escoteiros honre tua promessa e tenha cuidado com sua atuação dentro dela ...nela estás numa vitrine visto por todos e pelo mundo..e ela esta também repleta de pessoas bem ou mal intencionadas ..a ti cabe a escolha...portanto ESCOLHA COM SABEDORIA...

Harry Pauli de 19 anos e Cornelius Schneider de 26 anos, deixaram a Alemanha em Novembro de 2013 (clima frio), foram para o Chile, chegaram na Argentina de onde seguiram para o Uruguai e vieram com a mochila de 23 quilos nas costas em uma grande aventura pela América do Sul. No mês passado os dois viajantes chegaram ao Rio de Janeiro, compraram bicicletas para poderem continuar a aventura seguindo a estrada Rio-Santos descansando por um dia na cidade de Paraty.

Os dois jovens contaram que no 1º dia de jornada sofreram muito por causa do calor e dos mosquitos. "Com esse clima quente fica difícil de dormir e os mosquitos nos atacam o tempo todo", dizem os jovens escoteiros alemães. No dia 2 de fevereiro (domingo) chegaram á cidade de Santos onde foram recebidos pelos membros do 55/SP Morvan Dias Figueiredo, aproveitando bem o dia para conhecer as praias, os lugares turísticos e a cultura que é admirado pelos dois jovens, “As famílias aqui no Brasil sempre procuram reunir-se nos fins de semana comemorando e festejando sem motivo específico, na Alemanha é muito diferente, só nos reunimos em aniversários e Natal!” disseram Harry e Cornelius.

No dia 04 partiram as 06:00h da manhã, chegando as 11:30h da manhã na cidade de Peruíbe onde foram muito bem recebidos pelo 322/SP Grupo Escoteiro Mata Atlântica de Peruíbe e pela cidade de Peruíbe. Logo que chegaram foram encaminhados ao Peruíbe Suíte Flat Hotel onde foram recebidos pelo senhor Eduardo proprietário do hotel e amigo de Guto Favacho do Jornal Ágora que intermediou junto ao proprietário a possibilidade da hospedagem, que garantiu a hospedagem e o descanso dos escoteiros alemães, após um descanso merecido, passearam pela cidade aproveitando e muito as praias paradisíacas da região, no dia 05 se transferiram a residência da família Klahold participantes do movimento escoteiro em Peruíbe, a convite de dona Sofia, matriarca da família que é de origem alemã onde se sentiram literalmente em casa. Sendo recebidos também no mesmo dia na Câmara Municipal de Peruíbe pelos vereadores José Ernesto Lessa Maragni Júnior (Zeca) e André de Paula que deram as boas vindas desejando-lhes sucesso na aventura e colocando o município a disposição deles.

Com passeios e trilhas por cachoeiras e demais belezas naturais da região de Peruíbe os jovens partem no domingo dia 09 em direção a Foz do Iguaçu e Paraguai, com paradas para descanso e pernoite em cidades como Curitiba no Paraná, dando continuidade a aventura escoteira passando pela Bolivia, Peru e Equador antes de voltarem a Europa. Com a alegria de recebe-los mas com a tristeza do “Breve Adeus” a cidade de Peruíbe e o 322/SP GE Mata Atlântica, dão uma salva de palmas escoteira e gritam Bravo, Bravo, Bravíssimo a estes dois escoteiros que passam, marcando seus nomes em nossas vidas. Sempre Alerta, Irmãos Escoteiros!

Chefe Coelho.

 

CANÇÕES ESCOTEIRAS

26/01/2014 11:22
Quer conhecer mais canções escoteiras?? 
aprender letras e músicas??
acesse o link abaixo..

APELO

23/01/2014 19:15

CORRENTE DO BEM

um apelo aos que virem esta imagem favor compartilha la... precisamos que ela chegue até o PAPA FRANCISCO...esperamos que ele possa ajudar este grupo escoteiro ameaçado de despejo de suas intalações dentro de uma igreja católica..desde já agradecemos...muito obrigado...

MATERIAL DE PATRULHA

19/01/2014 21:12

Material de patrulha

O material de Patrulha deve ser cuidado por toda a equipe, apesar de ser responsabilidade do almoxarife.
COZINHA FERRAMENTAS

_ conjunto pioneiro ou 4 panelas com tampa
_ galão para água 20 l
_ lona de toldo 6 x 4 m
_ corda para montar toldo
_ cabos e espeques para montar toldo
_ lava arroz, concha e escumadeira
_ vasilhas com tampa

_ pano de prato
_ detergente e esponja de cozinha
_ óleo de cozinha
_ saco para lixo

_ facão médio (35 cm)
_ machadinha 500 gr
_ serrote ou arco de serra
_ serra nova de reserva
_ pázinha e rastelo
_ tesoura para cortar sisal
_ marreta 500 gr

_ lima
_ pedra de amolar
_ lixa fina
_ óleo de linhaça

EQUIPAMENTOS SACOLA DA EQUIPE

_ barracas para 8 jovens
_ lampião à gás
_ fogareiro (2 bocas)
_ botijas de gás de 2K
_ armário telado para intêndência
_ bastões e cabos de enxada para pioneirias
_ esteira de mesa (sarafinhos ou cabos de vassoura)
_ sisal ou cabos p/amarras

_ camisinha de lampião

_ Guia do Escoteiro
_ Guia de Especialidades
_ cabo de 1m (médio)
_ cabo de 2m (grosso)

_ pinça,isqueiro,band-aid
_ bússola, fita métrica
_ estojo de costura
_ pano para sapato
_ lanterna e canivete
_ material para anotação
_ material para desenho

As orientações abaixo estão direcionadas para os Monitores, que podem realizar várias tarefas visando obter e conservar os materiais da Equipe. Algumas das atividades é melhor realizar na casa de um dos jovens, outras na sede, pois em algumas será necessária a supervisão de adultos e uso de ferramentas adequadas.

A lista acima deve conter quase tudo que sua Equipe pode necessitar num acampamento.  Diante de cada item, existe um espaço para você quantificar quantas peças irá levar, de acordo com a duração e tipo do passeio; ou pode servir para marcar o que já separou para a atividade.

Procure manter os materiais da Equipe sempre em ordem, eles já devem retornar de um acampamento em condições de irem para a próxima atividade (limpos, secos/untados e acondicionados conforme o caso). Caso as barracas e lonas estejam molhadas, estendê-las em varais para secar, ao chegar na sede.
Limpá-las e dobrá-las durante os próximos dias.

Todos os objetos devem estar marcados com o nome ou as cores da Equipe e o numeral do GE, para facilitar a devolução no caso de ficarem extraviados.

A Equipe pode possuir uma pequena sacola, normalmente sob a guarda do Almoxarife ou do Submonitor, com coisas normalmente úteis nas atividades; tais como, réguas, esquadros, transferidor, compasso, lápis, borracha, canetas hidrográficas, lápis de cor, gis de cera, bússola, régua, papel milimetrado, etc.


Para guardar a alimentação no campo, o ideal é a Equipe construir o seu próprio armário telado para servir como intendência, são 3 ou tábuas de 50 x 30 cm, unidas por cordas que possibilite dobrar para guardar. Deverá possuir um tela contra insetos e uma alça de corda para dependurar, para dificultar a ação das formigas e animais domésticos.
É melhor não guardar as sobras de alimentos na sede. Eles devem ser distribuídos entre os jovens ou alguém os leva com a incumbência de no próximo acampamento repô-losr na mesma quantidade.


O ideal é que a Equipe reúna adquira logo todo o material necessário, inclusive um conjunto pioneiro que é composto por 4 ou 5 panelas com tampas que se encaixam, perfeitamente e cujo tamanho atende a 8 pessoas. Mas, caso não seja possível, 3 ou 4 panelas com tampa já são suficientes.

Uma boa equipe logo vai perceber o tamanho das suas necessidades de: detergente, óleo de cozinha, sal, vinagre, açucar, achocolado, etc. para determinar o tamanho de garrafinhas e recipientes bem tampados, que devem ser repostos antes de cada atividade. Assim irá economizar uma boa grana (9º artigo da Lei).
Se forem mais espertos, vão perceber que umas tampas extras com furos irá facilitar o uso durante os acampamentos e evitar desastres durante o transporte.

Um galão para água é imprescindível, ele pode ser de 10 ou 20 litros, sempre mantido para evitar que suje internamente, a qual pode ter uma torneira. Isso é o normal, mas com certeza sua Patrulha vai ser admirada se seu campo possuir água encanada (hastear o galão, canalizar com mangueira, pôr torneira no lava pratos).

Se desejarem podem deixar prontos tripés para lampeão ou lavatório. Basta furar cabos de enxada,e já amarrar o cabo. Se preferirem fazer as amarras, um cabos já instalado na madeira na altura e medida adequada vai economizar alguns tostões, além de dar qualidade à pioneiria e servir no transporte.


Outros cabos de enxada podem recebem canos de ferro para servir como encaixe para juntar duas madeiras e aumentar o seu comprimento, podendo ser utilizados no toldo ou em pioneirias mais altas.

Possuir espeques diferenciados para o toldo é uma boa dica, basta cortar e dobrar ferros de construção e pintar com as cores da Equipe.

Ter cabos e cordas, devidamente identificadas, no tamanho ideal para montar o toldo vai ajudar bastante a vencer essa temível tarefa de campo.

As ferramentas devem possuir capas de couro, ou na sua falta capas feitas com jornal dobrado e grampeado, para evitar acidentes ou danos no transporte. Devem estar afiadas e com uma camada de óleo de linhaça para proteger da ferrugem. Devem possuir bons cabos e podem estar pintadas com as cores da Equipe.

Possuir alguns elásticos de motoqueiro pode ajudar a acondicionar esteiras e madeiras, produzindo feixes pequenos para acomodar mais facilmente no transporte. Algumas pernas de calça jeans velhas costuradas podem passar a ser sacos para espeques e ferramentas.


Ao retornar de uma atividade, os bons acampantes costumam verificar sua lista, anotando o seguinte:
a) o que foi levado em pouca quantidade.
b) o que era desnecessário e poderia ser dispensado;
c) o que faltou ou estava danificado.
Assim, estão sempre melhorando a sua lista.

É claro que todos esses materiais devem ter um local adequado para guardar no Canto de Patulha ou no almoxarifado do GE.

Material individual

A lista abaixo deve conter quase tudo que você pode necessitar num acampamento ou numa viagem. Diante de cada item, existe um espaço para você quantificar quantas peças irá levar, de acordo com a duração e o tipo do passeio; ou pode servir para marcar o que já separou para o passeio.

 

DORMIR VESTIR DIVERSOS HIGIENE

_ pijama
_ saco de dormir
_ cobertor ou manta

 

_ travesseiro(*)
_ rede(*)

_ agasalho esportivo
_ bermudas ou saia
_ blusa ou agasalho
_ calça jeans

_ camisetas
_ camisas pólo
_ chinelo
_ cuecas/calcinhas
_ meias

_ sapato e/ou tênis
_ shorts ou calção
_ sunga ou maio

_ toalha da banho
_ toalha de rosto
_ capa de chuva
_ documentos

 

_ cartão telefônico(*)
_ distintivos p/troca(*)

_ escova, pasta e fio dental
_ lixa e cortador de unhas
_ pente
_ shampoo e condicionador
_ desodorante, sabonete
_ lenço de nariz
_ escova de roupa

_ protetor solar
_ protetor labial
_ repelente
_ remédios

COMER E BEBER UNIFORME OUTROS UTILIDADES(*)

_ prato e caneca
_ faca, garfo e colher

_ pano de prato
_ guardanapos

_ lenço escoteiro
_ camisa escoteira
_ cinto escoteiro
_ meia escoteira

_ boné ou cobertura

_ máquina fotográfica(*)
_ camisa social
_ calça social
_ óculos de sol(*)
_ sacos plásticos
_ cantil(*)

_ pinça,isqueiro,band-aid
_ bússola, fita métrica
_ estojo de costura
_ pano para sapatos
_ máscara p/dormir
_ lanterna e canivete

(*) itens opcionais

Procure pequenas embalagens de pasta dental, shampoo e condicionador. É bom ter  uma pequena sacola para colocar os itens de comer e beber e outra para os de higiene e utilidades, você evita perder suas coisas e facilita na hora das refeições ou de ir ao banheiro. Todos os objetos devem estar marcados com seu nome e o numeral do GE, facilita a devolução no caso de ficarem extraviados.
As roupas podem ser dobradas (pouco) e serem enroladas para evitar amassar e facilitar o acondicionamento na mochila.
Ao retornar de um passeio, os bons viajantes costumam verificar sua lista, anotando o seguinte:
a) o que foi levado em pouca quantidade;
b) o que era desnecessário e poderia ser dispensado;
c) o que faltou ou estava danificado.
Assim, estão sempre melhorando a sua lista.

 

SER ESCOTEIRO

16/01/2014 14:28

Autor desconhecido

 
 
"ÓBVIO, escotismo é masoquista. Um bando de jovens loucos, que gostam de sofrer e passam seus fins de semana no meio do mato, passando frio, calor, cansaço, fome, tomam banho gelado no rio ou na cachoeira ao invés de estarem debaixo do chuveiro quentinho... Dormem em bivaques, e barracas ao invés de estarem em sua cama macia. Comem sabe-se lá o que. Eles próprios fazem sua comida em fogueiras, ou até em um buraco no chão. Os tais "escoteiros" têm que conviver com os animais da natureza e respeitá-los. Afinal, O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE UMA PESSOA PARA SER ESCOTEIRO? Este é o movimento mais esdrúxulo já inventado, certo? ERRADO! ¬¬ ' Escotismo é MUITO MAIS do que isso, e todas estas adversidades fazem parte da nossa diversão. Porque enquanto estamos no meio do mato, (como dizem), nós aprendemos a conviver com a natureza e viver em harmonia com ela. Aprendemos a amar tudo que Deus nos deu. Passar frio não é nada... O calor da amizade que há entre os escoteiros é capaz de aquecer qualquer frio, é capaz de curar qualquer dor. Quando uma patrulha está junta e até quando não está, somos todos um só coração. Você vive por seu elemento, e ele vive por você. As barracas ou bivaques desconfortáveis, para nós, são como o maior hotel cinco estrelas já visto, e se pudéssemos, o colocaríamos no livro dos recordes... POR QUÊ? Porque quando você olha tudo aquilo e pensa: “FUI EU QUE CONSTRUÍ!”, passei o dia todo ralando, mas “EU CONSEGUI". Esse pensamento é mais gratificante do que qualquer outro incômodo que passa por despercebido. O que vale não é o esforço que fazemos, nem o chamado "sacrifício"... O que vale é a amizade que nos une, é o sentimento de proteção e alento. É aquela sensação incrível que você sente sempre que volta de uma jornada ou acampamento... Você esta quebrado, cheio de dor na perna, coluna etc. Morrendo de fome. Suado, machucado, esfolado e ralado... Mas a sensação de satisfação que te domina torna tudo quase imperceptível. Aquela sensação de gratidão por ter a honra de fazer parte de um movimento tão maravilhoso... Aí você toma seu banho, e vai jantar. Come feito um boi. E enquanto está comendo, começa a rir, pois se lembra do momento que você estava acendendo a fogueira para fazer seu peixe, e queimou a mão na panela. E você ri. Depois você vai deitar, e assim que deita é como se ainda sentisse o cheiro de mato do campo que você acampou... O barulho da cachoeira, ou simplesmente o ruído inconfundivelmente delicioso da natureza se manifestando tão bela... Então você sente seu colchão macio, seu cobertor quente. E começa a lembrar do frio que você passou na noite anterior, como o chão estava duro, principalmente porque você sempre é premiado de dormir ou em cima do buraco ou em cima de uma pedra. Mas lembra também que quando você estava com frio, seu amigo o cobriu com seu cobertor minúsculo que mal dava para se cobrir... Mas ele não ia te deixar passar frio. E quando você comentou que o chão estava duro ele disse: "relaxa, dorme que passa!" E vocês riram, comentaram um pouco do dia que passou e depois dormiram. Então no outro dia você acorda, se apronta pra ir trabalhar ou pra ir ao colégio. E sente uma falta imensa da manhã anterior, onde você saiu da barraca ou do bivaque às 5 da manhã, e ficou com seus amigos aguardando o espetáculo do sol nascendo, em volta da fogueira que vocês acenderam pra esquentar o frio, ou apenas observando os últimos suspiros das labaredas do fogo de conselho. E sua vida vai continuar passando, você vai seguir sua rotina, mas sempre reza pra chegar logo o sábado ou o domingo pra você ir pra sua atividade escoteira, e encontrar seus irmãos escoteiros. E você vai percebendo o quanto isso é gratificante, o quanto isso te torna mais forte, menos vulnerável. O escotismo, para muitos, pode parecer uma loucura, mas para nós, que estamos aqui dentro, vivendo cada momento, cada lágrima e cada alegria, isso pode ser resumido à VIDA. Sim! A vida que renasce dentro de cada um a cada atividade. Nem milhões de palavras efêmeras conseguiriam sozinhas, definir o que você sente quando toca a canção da despedida. Nem todos os tambores do mundo poderiam reproduzir as batidas do seu coração quando faz a sua promessa, ou quando está no fogo de conselho refletindo o legado que B.P nos deixou. Ser escoteiro é muito mais que usar o uniforme dito por todos "ridículo"; Ser escoteiro é muito mais que ajudar velhinhas a atravessar na rua e vender biscoitos de porta em porta; Ser escoteiro é renascer a cada dia através de um novo aprendizado. Ser escoteiro não tem explicação. Só estando aqui dentro, para saber o que nós vivemos o que nós sentimos. É esperar o inesperado, e saber lidar com isso. Ser escoteiro é força, é garra, é raça. Escotismo não se explica se vive. Acima do frio, acima da fome, acima da sede, existe um laço chamado AMIZADE, e isso vale mais do que qualquer outra coisa. É, meu amigo, serei escoteiro. ATÉ O FIM! "

 

  •  

  •