extra-img

MATÉRIAS EM JORNAIS

MATÉRIAS EM JORNAIS

MATÉRIAS EM JORNAIS

veiculada no PORTAL GAZETA em 13/set/2013

                                                                                                                                                   Grupo de Escoteiros Mar Acácia Sempre alerta  

escoteiros ofi1 300x200 Grupo de Escoteiros Mar Acácia Sempre alerta!‏A partir deste sábado, dia 14, o Balneário Rincão passará a contar com um grupo de escoteiros. A iniciativa é da Associação Educar que será a responsável por auxiliar nas atividades para as crianças integrantes do projeto.
 
Batizado como Grupo de Escoteiros do Mar Acácia, o primeiro encontro está marcado para às 9 horas, em um espaço próximo a Clínica Navegantes. “Neste primeiro dia vamos repassar atividades básicas, como o ensinamento de como hastear uma bandeira, sinais dos escoteiros, formação de patrulha e, alguns jogos didáticos de cunho intelectual e agilidade”, informou o diretor técnico do grupo, Josiel Artur Lindemann.
 
 Inicialmente serão constituídos dois ramos, cada um com no máximo 32 componentes. Um deles será de Lobinhos, composto por crianças com idade entre cinco e dez  anos, e outra com Escoteiros, de 11 a 13 anos. “Vamos iniciar com a base para  quando crescerem eles possamos criar o ramo sênior. Enquanto as vagas não forem preenchidas estaremos recebendo novos membros e depois disso será criada uma lista de espera. Para realizar esse trabalho temos dez pessoas envolvidas de forma voluntária, que irão atuar com as crianças, além daqueles que fazem parte do setor administrativo”, informou o diretor.
 
Lindermann que na infância e adolescência frequentou os grupos de Escoteiros Boto Caraí, de Candelária (RS), e Tangará de Criciúma, salientou que uma vez escoteiro, sempre escoteiro. “Você faz a promessa que irá obedecer todos os deveres e assim seguirá a vida”, informou ele.
 
O grupo abordará o perfil marítimo pelo fato de a cidade ser um balneário. “O nome Acácia tem uma simbologia de renascimento e fortalecimento. Há alguns anos tínhamos apenas um grupo ativo na região e hoje temos nove, além de dois que estão sendo implantados”, enfatizou.
 
Vagas
abertas
As inscrições estão abertas para 64 vagas  e devem ser realizadas na Clínica Navegantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3468-1529. Os interessados também podem comparecer aos encontros e manifestar a vontade.
 
Saiba mais
“Muita gente não sabe o que faz um escoteiro, bem como qual a finalidade do movimento. A primeira ideia que vem a cabeça é a da disciplina. A imagem militar não é a toa, já que o escotismo  foi fundado por um militar e veio para o Brasil pelas mãos de oficiais da Marinha Brasileira. Mas o militarismo se restringe apenas  a história do movimento”, explicou o diretor de projetos da União dos Escoteiros do Brasil em Santa Catarina, Celso Thadeu Carneiro de Menezes.
 
Fundado em 1907, o escotismo é um movimento educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. “A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina”, emendou Menezes.
 
Os trabalhos dos escoteiros são realizado em cima da lei que é composta por dez artigos. Sendo eles: a honra, para escoteiros, é ser digno de confiança; o escoteiro é leal ao Rei, a sua pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores, e as seus subordinados; o dever para o escoteiro é ser útil e ajudar o próximo; o escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando, que país classe ou credo, que o outro possa pertencer; o escoteiro é cortês; o escoteiro é amigo dos animais e plantas; o escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe escoteiro; o escoteiro sorri e assobia sobre todas dificuldades; o escoteiro é econômico e respeita o bem alheio; e o escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.
 
“A finalidade do movimento escoteiros é formar cidadãos, pessoas de caráter e moral. Se você forma cidadão de bem, ele auto se disciplina e são esses artigos que norteiam os trabalhos. Assim que o jovem se acha pronto, ele faz a promessa e segue a vida de acordo com esta lei, tendo uma conduta em busca da chamada perfeição ética. É um compromisso carregado pelo resto da vida”, enfatizou o diretor Josiel Lindermann.
 
 

GRUPO DE ESCOTEIRO NO RINCÃO

postado no blog ENTRE COLUNAS em 14/set/2013
 

Balneário Rincão tem grupo de Escoteiro

O Grupo Escoteiro do Mar “Acácia” saiu do papel, e os trabalhos com os jovens começaram dia 14 de setembro, sábado pela manhã, tendo por local este primeiro encontro o espaço físico da Clínica Navegantes, no município do Balneário Rincão. Oficialmente está formado o Grupo de Escoteiros do Mar Acácia no Balneário Rincão e não mais na Içara como estava previsto anteriormente.

Retrocedendo um pouco no tempo, com o intuito de ampliar as ações da Associação Educar, foi decidido em 2012 fundar um Grupo Escoteiro no Município de Balneário Rincão, tendo o movimento como principal meta a formação do caráter do jovem, trabalhando os valores e tornando-o um cidadão de bem, útil a sua comunidade. 

 
Acreditando que trabalhando na formação de caráter dos jovens entre 6 e 14 anos, os então administradores do Grupo de Escoteiros Acácia, IIr.’. Celso Tadeu de Menezes, diretor presidente; Valmor Silva, diretor administrativo; Jerry Eduardo Joaquim, diretor financeiro e Josiel Artur  Lindermann, diretor técnico,  conseguir-se-á  evitar que muitos procurem o caminho das drogas, crime, corrupção, etc.

 
Os jovens moradores do Balneário Rincão carecem de atividades no final de semana, deixando-os livres a beira da marginalidade. “Pretendemos puxá-los para o nosso lado, o lado do Bem”, afirmam os diretores do Grupo Acácia. Neste primeiro dia de trabalho o grupo já contou com a participação dos oito primeiros inscritos oficialmente e que foram alvo das atenções do chefe Antonio Mello e dos demais diretores envolvidos.

 
Este Grupo Escoteiro funcionará todos os sábados pela manhã no Balneário Rincão. Todos os adultos que trabalharão no Grupo o farão de forma voluntária. Ressalte-se que o Grupo Escoteiro não está ligado a prefeitura, ou outro órgão governamental, e não dispõe de verba, por isso sobreviverá dos recursos captados pela Associação Educar, que tem a chancela da ARLS Solidariedade Içarense 78..

 
A fundação oficial do Grupo Escoteiro do Mar Acácia deve ocorrer apenas no início de 2014, mas as atividades com jovens já começaram  neste  dia 14 de setembro de 2013

 

  •  

  •